Na última quarta-feira (25), aconteceu a 3ª edição do The Best Pizza Awards, em Milão. A premiação destaca os maiores nomes do mundo na confecção de pizzas artesanais, e tem um corpo técnico de jurados formado por 512 especialistas provenientes de 60 países.
O tema da premiação deste ano foi “Além da Cultura e da Origem”, e destacou a evolução da pizza como uma legítima expressão cultural, além de seus caminhos de inovação na cena de gastronomia.
O evento, dinâmico, é famoso não somente pela aguardada votação, mas por ser um espaço de exposição para assuntos ligados às massas e ingredientes que recheiam uma das comidas mais tradicionais e consumidas em todo o planeta.

O The Best Pizza Awards de 2025 apresentou novos prêmios especiais, bate-papos como o Pizza Talks, com grandes nomes do setor, workshops técnicos e experiências colaborativas entre chefs.
Sobre os ganhadores, deu a tradição, com os três primeiros colocados sendo italianos: Francesco Martucci, da I Masanielli; em segundo lugar, Franco Pepe, responsável pela pizza da Pepe in Grani; e em terceiro, Gabriele Bonci, da Pizzarium.
Porém, o Brasil teve uma participação importante e expressiva, com sete chefs fazendo parte da lista dos melhores pizzaiolos do mundo. Confira os nomes e as respectivas colocações no ranking do top 100:
Matheus Ramos, da QT Pizza Bar (São Paulo) – 46ª posição
Fellipe Zanuto, d´A Pizza da Mooca (São Paulo) – 56ª posição
André Guidon, da Leggera Pizza Napoletana (São Paulo) – 63ª posição
Dani Branca, da Soffio Pizzeria (São Paulo) – 66ª posição
Paulo Corsi, da La Pecoranegra (França), ao lado de Mauro Colagreco – 69ª posição
Pedro Siqueira, da Sisi Cucina (Rio de Janeiro) – 72ª posição
Sei Shiroma, da Ferro e Farinha (Rio de Janeiro) – 87ª posição
Crédito: divulgação


