Celebrando a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira, a turnê Tempo Rei, que começou no dia 15 de março em Salvador, também marca um encontro potente entre arte e moda. Para subir ao palco, Gilberto Gil e sua banda vestem criações da marca carioca Farm, desenvolvidas em parceria com o coletivo Ateliê Vivo e styling de Paulo Faria. A turnê segue por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Fortaleza e Recife.
A coleção criada especialmente para a turnê é uma alfaiataria leve, feita em fibras naturais e pensada para garantir liberdade de movimento no palco. Os tons escolhidos — branco, ocre e vermelho — refletem a elegância e a vibração da música de Gil. Entre os detalhes, bordados de sol e palmeiras, aplicações de renda e texturas com nervuras dão o toque artesanal e poético às peças.
Enquanto o cantor veste figurinos que exalam brasilidade e sofisticação, a banda aparece em unidade de cor com roupas off-white, mas com modelagens que respeitam a individualidade de cada artista. O desenvolvimento de todos os looks contou com a expertise do Ateliê Vivo, coletivo que há 10 anos valoriza práticas têxteis manuais.
“Quando chegou para nós essa proposta, deu um frio na barriga entrar nessa jornada, e foi maravilhosa!
Poder pensar texturas, desenhos, cores, formas, tudo junto misturado, com a trilha sonora de Gil, foi emocionante, inspirador”, escreveu a equipe do Ateliê Vivo em seu perfil no Instagram.
“Se a moda é um reflexo da sociedade, é na cultura e nas artes onde nos inspiramos. E aqui tivemos a expressão de duas grandes forças do país, arte e moda juntas, que levam nosso Borogodó para o mundo”, afirmou Nelson Camargo, diretor criativo da Farm, em entrevista à revista Elle.