Falta pouco para a capital baiana conhecer quais chefs e restaurantes receberão o prêmio “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador”. Os primeiros finalistas serão anunciados ao público a partir desta segunda (7), no perfil oficial da premiação no Instagram (@melhoresdagastronomia), nas categorias Chef do Ano, Melhor Restaurante (Categoria Geral) e Melhor Restaurante Regional de Cozinha Brasileira.
Ao todo, a iniciativa contemplará 38 premiados entre Categorias, Destaques e Melhores Profissionais, além de uma homenagem especial a uma personalidade da Gastronomia. Com avaliações realizadas por especialistas e participação popular, os finalistas continuarão a ser revelados até o dia 15 de abril.
Na categoria Chef do Ano, concorrem Fabrício Lemos, chef baiano formado pela prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, que retornou ao Brasil para fundar o Grupo Origem e figura na lista do The Best Chef Awards 2024; Preta (Angeluci Figueiredo), chef baiana que comanda os restaurantes Preta (na Ilha dos Frades), o Preta Bistrô (no Museu de Arte Contemporânea) e o Preta Tira-Chapéu (no Palacete Tira-Chapéu), e tem seu nome reconhecido nacional e internacionalmente por sua gastronomia afetiva e afro-brasileira; e Dante Bassi, que divide a cozinha do restaurante Manga com a chef alemã Katrin, tem formação pelo Culinary Institute of America e já trabalhou no D.O.M. de Alex Atala.
Já na categoria Melhor Restaurante (Categoria Geral), os indicados são Amado, comandado pelo chef Edinho Engel, referência na culinária contemporânea e com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos; Manga, restaurante que reflete a experiência de seus chefs Dante e Katrin, e foi listado entre os 100 melhores da América Latina pelo Latam 50 Best Restaurants 2024; e Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que se destaca pela fusão entre a gastronomia ancestral e contemporânea e também figura na lista dos melhores da América Latina.
Na categoria Melhor Restaurante Regional de Cozinha Brasileira, os indicados são Casa de Tereza, da renomada chef Tereza Paim, que une tradição baiana e influências internacionais; Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro, que resgata as raízes da culinária afro-brasileira e valoriza ingredientes típicos como o dendê; e Preta, um dos mais exclusivos do estado, na Ilha dos Frades, onde a chef entrega uma experiência única de sabores, valorizando a culinária regional.
Premiação
Os grandes vencedores do Melhores da Gastronomia serão conhecidos em maio, em uma cerimônia que reunirá os principais nomes da gastronomia baiana e nacional. Ao todo, 114 estabelecimentos foram avaliados, levando em conta sabor, apresentação, criatividade, qualidade, atendimento e originalidade. Entre as demais categorias em disputa estão os melhores da Cozinha Italiana, Asiática, Mediterrânea, Pizzaria, Ambiente, Carta de Drinks, Doceria, Padaria, Café da Manhã, Mixologista, Maitre, Restauranteur, Patissier, Ambiente, Atendimento ao Cliente, entre outros.
O reconhecimento celebra o potencial criativo da gastronomia local e a excelência dos profissionais envolvidos. O Prêmio Melhores da Gastronomia lançará ainda um Guia Gastronômico, passando a oferecer um canal qualificado de referências para o público soteropolitano e turistas com os principais estabelecimentos de diversos segmentos.
A iniciativa partiu de três grandes nomes da gastronomia baiana – a promoter e produtora de eventos Licia Fabio; o jornalista e crítico gastronômico Ronaldo Jacobina e o contador e CEO do HubNexxo – empresa reconhecida nacionalmente em contabilidade para restaurantes – Paulo Neto. O projeto tem apoio do jornal CORREIO.
Fotos: divulgação.