Neste domingo (4), às 11h, a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza uma apresentação especial em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi, no Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas). Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla a partir das 14h desta terça-feira (29). Os valores são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
O concerto “Odé Nfè” tem a regência do maestro Carlos Prazeres, com performance solo da soprano Irma Ferreira e as participações de alabês de terreiros de candomblé da Bahia: Adriano Azevedo (do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá), Antônio Marques (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká), Totó Cruz (do terreiro Pilão de Prata) e Valmir Christiano (do terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká).
No programa, obras de compositores baianos da música de concerto como Paulo Costa Lima (1954), Damião Barbosa de Araújo (1778–1856), Lindembergue Cardoso (1939–1989) e Domingos da Rocha Mussurunga (1807–1856), com cantigas litúrgicas do Candomblé interpretadas pela Orquestra e pelos atabaques dos terreiros.
No encerramento do concerto, a orquestra apresentará uma versão sinfônica de “O Ouro e a Madeira”, do sambista baiano Ederaldo Gentil (1947–2012), que era a música preferida de Mãe Stella.
Crédito: Reprodução