Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Postagens populares

  • All Post
  • Comida
  • Cultura
  • Destaque
  • MERCADO
  • Modo de vida
  • Negócios
  • Partiu
  • Ronaldo Jacobina
  • Sem categoria
  • Tudo
  • Viagem
Ver mais postagens

Fim do conteúdo.

Categorias

Edit Template

Compartilhar artigo:

Livro reúne imagens raras da Bahia registradas entre os séculos XVII e XIX

A história da Bahia ganhou um registrou histórico em “Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir”, livro monumental que reúne 269 imagens inéditas registradas entre os séculos XVII e XIX. Organizado por Pedro Corrêa do Lago e publicado pela Editora Capivara, o volume oferece um mergulho visual e histórico em pinturas, aquarelas, cadernos de viajantes, mapas manuscritos e gravuras que retratam um período essencial da formação cultural e social do Brasil.  A coleção está sob a salvaguarda do Instituto Flávia Abubakir.

Solar do Unhão, por François-René Moreaux, uma das obras presentes no livro (Foto: divulgação)

Com 2,5 quilos, a obra surpreende pela riqueza e qualidade dos registros, desmistificando a ideia de que a Bahia teria perdido relevância artística após o Rio de Janeiro se tornar capital do vice-reino em 1763. Salvador, primeira capital do Brasil, continuou atraindo viajantes e artistas, muitos deles estrangeiros, que se dedicaram a documentar a região. Entre os destaques estão mapas raros, como o primeiro registro topográfico de Salvador, adquirido pelo empresário Frank Abubakir após duas décadas de busca na Holanda.

A diversidade de suportes e técnicas enriquece ainda mais o conteúdo do livro. Produções de artistas holandeses que ocuparam o Brasil no século XVII contrastam com trabalhos portugueses realizados após a retomada de Salvador, em 1625, em uma espécie de “guerra de versões”. São registros que documentaram o cotidiano e a geografia da Bahia.

O historiador Daniel Rebouças, um dos autores do livro, examina obra incluída na compilação inédita (Foto: reprodução)

O recorte escolhido para o livro enfatiza a diversidade de interesses dos artistas estrangeiros pelas terras e populações baianas. Os textos são de autoria de sete historiadores/professores/arquitetos. As apresentações de cada uma das seções trazem textos do professor, historiador, consultor, mestre e doutor em História pela Universidade Federal da Bahia Daniel Rebouças. “Essa é uma obra de grande peso, um marco para a iconografia sobre a Bahia e sobre o Brasil de modo geral”, afirma.

A obra está disponível para compra em livrarias e plataformas digitais no valor de R$ 195 e ganhou um perfil no Instagram.

Compartilhar artigo:

Redação

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 30 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ronaldo Jacobina

Jornalista

Nenhuma postagem encontrada!

Siga no Instagram

Junte-se à nos

Inscreva-se para receber todas as novidades!

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Contato

ronaldojacobina@gmail.com

Edit Template

Sobre

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 25 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Postagens recentes

Sobre

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 25 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Tag

Postagens recentes

© 2024 todos os direitos reservados