O Festival de Cannes, que começou na última terça (13), homenageia este ano a produção brasileira, através do Marché du Film, maior mercado global da indústria do cinema. Assim, a presença de cineastas, produtores, técnicos e atores nacionais aumentou nesta edição, com destaque para a presença de muitos baianos, seja fisicamente ou representados por suas obras.
A delegação brasileira é grande, formada por mais de 100 empresas brasileiras presentes no Marché du Film, além de estandes e participações em rodadas de negócios e painéis comerciais, como os renomados Cannes Docs, Producers Network, Goes to Cannes e Co-Production Day.
Wagner Moura levou para Cannes seu trabalho de protagonista mais recente em língua portuguesa, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e que está concorrendo à Palma de Ouro, representando o Brasil. O filme conta a história de um professor de tecnologia que descobre que está sendo espionado, em plenos anos 70.
Margareth Menezes, ministra da Cultura, também está na França também para o festival, e outro nome baiano de peso se encontra em Cannes. A cantora Luedji Luna participa da abertura do Marché du Film, que acontece nesta quarta-feira (14), fazendo uma apresentação musical para o público do evento.
Já o interessante curta-metragem “Nó”, filme de Midi Alves, estudante do bacharelado interdisciplinar de artes da UFBA, foi selecionado para ser exibido no festival, marcando a estreia da cineasta.
Brasil é o País de Honra no festival deste ano. Crédito: divulgação