O Bloco Os Mascarados realiza nesta terça-feira (25), a partir das 17h, o Baile Eterna Juventude, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. Na festa, que tem entrada gratuita, o público reviverá a magia dos inesquecíveis bailes de Carnaval com alegria e nostalgia, duas das grandes marcas do bloco.
Animada por atrações como Djalma Ferreira, Retrofolia com a banda Retrofoguetes, Elias e os Bonecões, e a participação especial do cantor Gerônimo, a festa promete aquecer os foliões do bloco para o desfile da próxima quinta-feira (27), no circuito Barra-Ondina.
“A proposta é que todos sejam conduzidos a mergulhar no ritmo contagiante das marchinhas que marcaram época, naquela mesma corrente de energia positiva que encontramos no Os Mascarados”, diz Paula Rezende, sócia do bloco. O evento é resultado das oficinas de fantasias, confeccionadas exclusivamente com materiais reciclados, criadas pelo artista plástico Joaquim Assis. O trabalho é realizado por mais de 200 mulheres que integram a Associação Grupo Eterna Juventude, fundada há 25 anos pelo artista e que este ano ganhou o apoio do bloco Os Mascarados, que, como faz todos os anos, abraçou esta importante causa socio-educativa-ambiental.
Com patrocínio da Caixa e do Governo do Estado, o evento tem a sustentabilidade e a preocupação com o meio-ambiente como focos. O trabalho de produção das peças que serão apresentadas na festa é realizado por mais de 200 integrantes da Associação Grupo Eterna Juventudade, entidade que reúne, na sua maioria, mulheres na chamada terceira idade.
De acordo com o artista plástico e criador do projeto, a confecção das fantasias que serão apresentadas no baile é uma das atividades do projeto social que recolhe materais de descarte e dá um novo uso para o que seria jogado no lixo. “No caso as luxuosas fantasias, confeccionadas por elas próprias e exibidas ao público não apenas no baile de máscaras, mas no desfile que realizam todos os anos durante o Carnaval”, explica Joaquim.
Fantasias
A ideia do projeto foi do próprio artista que tira dinheiro do seu bolso para manter a entidade que acolhe estas mulheres que encontram no trabalho de reciclagem e criação, um novo sentido para suas vidas. Com uma proposta inclusiva, o bloco une cultura popular, reciclagem e protagonismo da pessoa idosa na grande festa popular.
Desde o começo deste mês, a entidade está ocupando uma área do Museu de Arte da Bahia, fazendo-o de centro de desenvolvimento destas atividades. É lá que acontecem as oficinas e ações ofertadas ao público, como exposição de roupas carnavalescas com materiais reciclados – Do Lixo ao Luxo, Beleza, Riqueza & Respeito ao Meio Ambiente; Oficina de fantasias e adereços carnavalescos e, por fim, a oficina de customização de abadás.
Serviço:
Baile de Mascara Local: Museu de Arte da Bahia – AV. Sete de Setembro 2340, Corredor da Vitória
Data: 25 de fevereiro
Horário: 17h
Entrada: Gratuita.