O prefeito da cidade francesa de Les Sables d’Olonne chamou atenção esta semana por estar à frente de um movimento para impedir que os visitantes circulem pela cidade vestindo apenas trajes de banho. ‘Um pouco de moderação, por favor!’, pediu o prefeito, Yannick Moreau, nas redes sociais aos turistas que estão de passagem pela cidade durante o verão europeu.
Localizada no litoral da França, Les Sables d’Olonne já multou durante o mês de julho 10 pessoas em até € 150, algo em torno de R$ 960. Todos eram turistas franceses. Esse foi o maior número de multas aplicadas por essa infração em julho desde 2020, quando a regra passou a ser aplicada, como afirma o prefeito.
“Se você vai a um mercado para comprar alimentos locais (frutas, legumes, carne), não pode ficar seminu com o cabelo caindo sobre os legumes. É uma questão de decência”, disse.
Moreau disse ainda que esse comportamento se tornou mais comum nos últimos anos e que já está cansado disso. “Não sei se é um reflexo de mostrar os músculos. Ou para se bronzear mais rapidamente e não perder uma hora de sol.”
Outras cidades turísticas adotaram medidas similares nos últimos anos. Em alguns lugares da Espanha, por exemplo, é ilegal usar só roupas de banho mesmo nas calçadas à beira-mar.
Na Itália também, inclusive em Sorrento, na Costa Amalfitana, os turistas podem ser multados em muitos euros só por andar sem camisa. Em Dubrovnik, na Croácia, as autoridades emitiram em 2018 um comunicado proibindo a circulação pela cidade com trajes de banho.
Crédito: Shutterstock


