A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora os bons resultados de negócios baianos, das áreas ligadas ao turismo, em premiações de destaque nacional. O órgão do governo estadual celebra suas ações de pano de fundo que se tornam também responsáveis pelo êxito de empresas enogastronômicas e de hospedagem na Bahia, através de cursos e oportunidades de capacitação e qualificação dadas pela Setur-BA.
Um dos destaques é o Origem, liderado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que faturou este ano mais um prêmio: o restaurante foi eleito o melhor do Brasil, pela revista Exame, num ranking com 100 estabelecimentos de todo o país. É a primeira vez que um restaurante fora do eixo Rio-São Paulo vence o prêmio de alta gastronomia. O Origem venceu 500 competidores, que foram julgados por uma banca de 65 jurados.

“No Origem, temos um trabalho de construção, que nasce de pesquisas, e que está ganhando reconhecimento dentro da rota do turismo gastronômico, pois a comida está muito ligada à experiência. E essas experiências devem ser divulgadas, trazendo jornalistas para falar sobre o assunto. Isso é fundamental para que a gastronomia baiana mantenha esse nível de notoriedade”, pontuou Fabrício.
A Rota do Vinho da Chapada Diamantina ganhou, na semana passada, medalha de ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil, evento da Wine South América, a maior feira de vitivinicultura da América Latina, realizado em Bento Gonçalves/RS. Os rótulos e vinícolas que faturaram o prêmio dourado foram Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, de Morro do Chapéu.
Já em Em Arraial D’ajuda, na Costa do Descobrimento, as pousadas Recanto do Arraial e Maria Pitanga foram escolhidas com a terceira e oitava melhores do país, respectivamente, segundo o Prêmio Travellers’ Choice 25, do Tripadvisor.
Crédito: divulgação


