Uma das fundadoras da Sociedade de Teatros Novos, a escritora e atriz Sônia Robatto lança, nesta quinta-feira (13), às 16h, o livro “Uma Casa Mágica: o Teatro Vila Velha”, voltado para o público infantojuvenil, no Museu de Arte Moderna da Bahia. A obra faz um passeio lúdico, mágico e poético pelo universo teatral e pelo nascimento desse espaço histórico, há mais de 60 anos. No evento, serão ofertados, gratuitamente, 200 exemplares do livro, que também estará disponível para leitura virtual na plataforma Issuu (https://issuu.com/teatrovilavelha ) e à venda on-line na Loja do Vila.
O lançamento faz parte da exposição em homenagem as seis décadas de existência do Vila Velha, que está em exposição no MAM até esta quinta-feira (16). O evento terá contação da história com a atriz e diretora Zeca de Abreu, acompanhada da trilha musical ao vivo do artista visual, poeta, músico e produtor Ramon Gonçalves, criador do projeto multimídia Aurata.
O livro é o primeiro volume da coleção Vila das Infâncias, na qual a autora conduz uma narrativa através da personagem Vovó Candinha. Na trama da coleção, são explicadas camadas criativas dessa arte milenar e universal que é o teatro. Neste cenário, a criação da primeira companhia profissional da Bahia – a Companhia Teatro dos Novos – e as histórias de seus fundadores, Sônia Robatto, Echio Reis, Carlos Petrovich, Othon Bastos, Carmen Bittencourt e Thereza Sá e João Augusto.
Com coordenação editorial de Marcio Meirelles, diretor do Teatro Vila Velha, e Ramon Gonçalves, a obra tem projeto, design e capa da artista visual Vânia Medeiros e texto em colaboração com Gustavo Grangeiro. A realização do livro tem patrocínio do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Foto: Crédito (Acervo Teatro dos Novos)