Aclamado por sua trajetória na ficção, o cineasta baiano Sérgio Machado terá sua produção documental celebrada na 20ª edição do Panorama Coisa de Cinema, que acontece de 2 a 9 de abril em Salvador (Cine Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira) e de 2 a 6 de abril em Cachoeira (Cine Theatro Cachoeirano). A homenagem destaca a produção potente do diretor de Cidade Baixa (2005) e da recente animação Arca de Noé (2024).
Ao longo do festival, o público poderá conferir uma mostra especial com quatro documentários dirigidos por Sérgio, que evidenciam sua sensibilidade para temas sociais, culturais e históricos. Entre os títulos, está A Luta do Século (2016), que acompanha a rivalidade lendária entre os pugilistas Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield.
Outro destaque é Neojiba – Música que Transforma (2020), que narra a trajetória do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), um dos projetos de inclusão social mais bem-sucedidos do país.
A seleção também inclui dois documentários lançados em 2024. Em A Bahia me Fez Assim, Machado registra encontros entre artistas de diferentes gerações, acompanhando o processo criativo por trás de releituras de composições clássicas da música baiana. Já 3 Obás de Xangô resgata a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, revelando como a união desses ícones ajudou a moldar a identidade cultural da Bahia. Premiado em festivais como o do Rio, Tiradentes e a Mostra de São Paulo, o filme também teve passagens por eventos internacionais.