O Goethe-Institut Salvador-Bahia traz a Salvador uma oportunidade para o público soteropolitano conhecer de perto o trabalho de artistas de países como Colômbia e Camboja. A partir de terça-feira (27), às 18h30, duas exposições serão abertas ao público, ficando em cartaz até 11 de julho. A entrada para as mostras é gratuita.
Na galeria principal do instituto alemão, os visitantes poderão conferir “Padrões”, de Roberto Uribe-Castro (Colômbia/Holanda). O artista propõe-se a fazer uma releitura de alguns símbolos urbanos, como postes, cercas ou placas, que operam como dispositivos de controle e moldam a dinâmica das cidades. Sua inspiração e pesquisa foram os antigos marcos de pedra utilizados durante a colonização portuguesa em Salvador.
O outro espaço do Goethe dedicado a exposições traz “The Breath – Through the Sea / A Respiração – Através do Mar”, de SAO Sreymao (Camboja). A instalação da artista é composta por videoperformance, objetos escultóricos e transferências fotográficas em cimento e madeira. A capital baiana também foi referência para a composição da cambojana.
Os dois artistas internacionais participaram do primeiro ciclo da Residência Artística Internacional Vila Sul 2025, e as exposições levam a curadoria da professora Inês Linke, da Escola de Belas Artes da UFBA.
Crédito: divulgação