Cidades com uma produção de bebidas de qualidade internacional. Esse é o destaque da Rota do Vinho da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos, marcas e fazendas que levam para todo Brasil e vários países produtos baianos competitivos, como as cachaças de alambiques e os vinhos.
Durante o Bahia Origem Week, que encerrou sua quarta edição no último domingo (06), diversos stands dessas bebidas ofereceram degustações e explicaram ao público que lotou o pavilhão do Centro de Convenções Salvador mais detalhes sobre sua produção e comercialização.
Essas atrações têm o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações de diversificação da oferta de experiências aos visitantes que procuram a Bahia.
A Vinícola Vaz, do município de Morro do Chapéu, participa do evento desde a primeira edição, com bons resultados. “Nos sentimos privilegiados por estar nesta feira, porque é uma grande oportunidade de divulgar a Rota do Vinho. Agradecemos muito à Setur-BA por ter desenvolvido esta ideia, pois a visitação em nossa vinícola praticamente dobrou. O enoturismo é, sem dúvida, a nova atração turística da Bahia”, declarou o proprietário Jairo Vaz.
Além de produzir vinhos e espumantes, incluindo rótulos premiados, as quatro vinícolas de Morro do Chapéu e uma de Mucugê, que compõem o roteiro na Chapada Diamantina, oferecem aos turistas uma experiência imersiva na produção das bebidas.
As cachaças também tiveram um grande espaço, com marcas conhecidas e premiadas como Paramirim, Serra das Almas, Arapuá e Matriarca. O consultor da Setur-BA e sommelier Raimundo Freire frisa a importância do evento para a divulgação das bebidas. “O público tem degustado e comprado os produtos. A expectativa é que realizemos bons negócios, promovendo assim os engenhos, incluindo alguns que já oferecem visitação”.
Crédito: Fernanda Lemos