Do frevo e da capoeira, Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. O Nordeste tem muitas experiências culturais e históricas para além de toda a beleza paradisíaca a oferecer.
Segundo a plataforma de viagens Booking.com, 82% dos viajantes brasileiros buscam experiências autênticas e representativas da cultura local. Por isso, a Booking.com reuniu quatro sugestões de destinos para se conectar com a pluralidade cultural, identidade e história que torna o Nordeste tão rico e especial.
1.Lençóis, Bahia
Lençóis é uma charmosa cidade histórica repleta de belezas naturais e expressões culturais. Porta de entrada da Chapada Diamantina, seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos anos 1970. Além dos atrativos históricos da região, o ecoturismo se destaca pelas piscinas naturais do Ribeirão do Meio, a Gruta da Lapa Doce e o pôr do sol do Morro do Pai Inácio.
- Caruaru, Pernambuco
Todo mundo conhece Caruru como a capital do forró, mas, na verdade, a cidade é muito mais do que só festa junina. O bairro do Alto do Moura, reconhecido como um importante centro de arte figurativa, guarda o legado de Mestre Vitalino e se perpetua em ateliês de ceramistas e escultores que mantêm viva a expressão do barro. No roteiro, não deixe de visitar a Casa Museu Mestre Vitalino, o Memorial Mestre Galdino e a Casa da Mulher Artesã, com suas mostras culturais e oficinas. A cidade também é um polo da literatura de cordel, com escritores e editoras especializadas que mantêm a tradição oral.
- Cajueiro da Praia, Piauí
Uma das principais atrações é o vilarejo de Barra Grande, conhecido por sua praia tranquila e condições ideais para a prática de kitesurfe em determinadas épocas do ano. A Praia do Sardim também é puro encantamento. Com sua orla de coqueiros e passeios de flutuação em águas doces, a experiência é, no mínimo, relaxante. Outro destaque é o Cajueiro-Rei, uma atração natural que impressiona pelo tamanho.
- Aracaju, Sergipe
O Museu da Gente Sergipana, instalado em um prédio histórico às margens do Rio Sergipe, é guardião de um imenso acervo sobre o povo sergipano. Nos mercados municipais da cidade, é possível provar iguarias como a carne de sol com pirão de leite, moqueca de camarão, bolos de macaxeira e doces de frutas regionais, além de adquirir rendas, bordados e artesanato em palha e cerâmica. Visita obrigatória também ao Centro Cultural de Aracaju, com exposições, acervos artísticos e programação cultural, além do Museu do Artesanato de Sergipe.
Crédito: Shutterstock


