Como parte das ações de sustentabilidade, educação e restauração do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, o Palacete Tira-Chapéu e a Elysium Sociedade Cultural irão promover cursos de restauração e gestão de edifícios históricos, com o objetivo de fortalecer a importância da preservação do patrimônio cultural. No total, três cursos serão direcionados a arquitetos, engenheiros e gestores culturais e demais interessados em atuar nas áreas de restauro, gestão do patrimônio cultural e análise de riscos.
Na próxima terça-feira (18), às 9h, o programa será anunciado em uma coletiva de imprensa no Palacete Tira Chapéu. Durante o evento, serão lançados três cursos de capacitação profissional, voltados para
arquitetos, engenheiros, gestores culturais e demais interessados em atuar nas áreas
de restauro, gestão do patrimônio cultural e análise de riscos.
Os cursos foram viabilizados pela Lei Rouanet, com apoio das empresas Elo, Eletrobrás, Coca-Cola, BahiaGás, vinícola Uvva, PicPay e Paper Excellence. As informações sobre inscrições e número de vagas serão divulgadas na coletiva.
“Com o crescimento das ações de requalificação urbana e a valorização de centros históricos – em que muitas construções seculares estão em risco estrutural e, por vezes, oferecem situações de perigo aos seus visitantes –, torna-se essencial a formação de especialistas aptos a lidar com os desafios do restauro. O conhecimento técnico evita intervenções inadequadas, que podem comprometer a autenticidade das construções, além de contribuir para a segurança e sustentabilidade desses espaços”, destaca Wolney Unes, Diretor-Presidente da Elysium Sociedade Cultural.
Fórum de Sustentabilidade de Salvador
As ações do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial vão culminar, no próximo dia 27 de maio, no Fórum de Sustentabilidade de Salvador. Durante o evento, serão apresentadas as ações e projetos desenvolvidos pela Elysium, pelo Palacete Tira Chapéu e pelos seus parceiros. No Fórum também serão abordadas as iniciativas que podem ser realizadas em centros históricos, contribuindo para a melhoria do ecossistema socioambiental e cultural, além de colaborar com o processo de revitalização da região.
Fachada restaurada (crédito: Milena Palladino)