Salvador é uma cidade singular. Com 64 km de orla, a capital baiana tem vistas de tirar o fôlego por toda sua extensão, que é envolvida pela Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior do mundo. Para a sorte de soteropolitanos e turistas, a cidade é repleta também de mirantes para quem quer aproveitar ao máximo esses cenários. Confira alguns deles:
Bistrô Mirante Forte Santa Maria
Localizado no Porto da Barra, o bistrô foi aberto em 2020, no interior do Forte Santa Maria. Lá, no pátio do forte, os visitantes têm uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, além de poder emendar uma visita ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, também localizado no forte
Praça Municipal
A Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, é um dos principais cartões postais de Salvador com sua vista para o Forte São Marcelo, o Terminal Turístico Náutico, a Cidade Baiza e o Elavador Lacerda. Aproveite para fazer um lanche na Sorveteria da Cubana depois de admirar a vista lá do alto.
Igreja da Escada
A Capela de Nossa Senhora da Escada é outra opção para quem quer apreciar a beleza de Salvador e aprender sobre a história da cidade. O templo, que remonta ao século XVI, fica às margens da Avenida Suburbana, no bairro de Escada, e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na década de 1960.
Mirante Wildberger, Graça
O Mirante Wildberger fica entre a Graça e o Corredor da Vitória, com um cenário que se divide entre a imensidão da Baía e as construções históricas da região, como o Cemitério dos Ingleses. Tudo isso pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Vitória.
Mirante de Itapuã
Em Itapuã, é difícil achar uma vista que não seja de fazer suspirar – os poetas e compositores que o digam. Nada mais justo que contemplar toda essa beleza em um mirante com vista para a água cristalina e o pôr do sol que fica ainda mais bonito em Itapuã.
Mirante da Praia da Paciência
O Mirante da Praia da Paciência, no Rio Vermelho, é um ponto ideal para qualquer hora do dia: seja para uma sessão de yoga de manhã cedo ou para assistir ao pôr do sol no bairro mais boêmio de Salvador, ao lado da Casa de Iemanjá.
Fotos: reprodução