Nesta sexta-feira (08), o samba se despediu com o cantor Arlindo Cruz. Aos 66 anos, o sambista e multi-instrumentista deixou um legado imenso para a cultura e a música popular do país.
Autor de mais de 700 músicas, Arlindo Cruz nasceu em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde muito cedo, foi embalado pelo samba e o cavaquinho, instrumento que ganhou aos 7 anos de idade. Em uma participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, ele contou que a herança musical veio de casa, por influência do seu pai Arlindão Cruz, que tocava cavaquinho, e da mãe Aracy, que tocava bateria e cantava.
Não levou muito tempo para Arlindo se tornar um dos ‘bambas’ do samba. Trabalhou como músico, ao lado de grandes artistas, como Candeia. Não era difícil encontrá-lo com frequência nas rodas de samba do Cacique de Ramos, ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Sombrinha, que se tornaria grande parceiro. Não por acaso, recebeu o apelido de “o sambista perfeito”.
Arlindo passou a fazer parte do grupo Fundo de Quintal. E suas composições ganharam grandes intérpretes como os amigos Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Alcione. O sambista deixou o Fundo de Quintal em 1993, após 12 anos, quando se lançou em carreira solo.
Entre os maiores sucessos estão ‘O Show Tem que Continuar’, ‘Meu Lugar’ e ‘Bagaço de Laranja’. Em 2023, Arlindo foi homenageado pela sua escola de samba do coração, O Império Serrano, onde desfilou em um carro alegórico. O samba-enredo foi escrito com muito carinho pelo seu amigo e parceiro de muito tempo, o também compositor Sombrinha.
Com a saúde debilitada desde 2017, quando sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), Arlindo Cruz deixa a esposa, Bárbara, e os filhos Arlindinho e Flora. Nas redes sociais, a família informou a perda e agradeceu as mensagens de amor e apoio nos últimos anos. “Arlindo parte, deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo”, diz a nota.
Foto: Shutterstock


