Estreia no próximo dia 13, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o novo espetáculo do grupo de teatro de bonecos A Roda, Rainha Vashti. A temporada se estenderá até o dia 12 de dezembro, às quintas e sextas, às 18h30, com sessão extra às 20h nos dias 21/11, 11 e 12/12.
Adaptado do livro homônimo escrito por Myriam Fraga (1937-2016), a peça narra a saga da lendária rainha Vashti, esposa do rei Ashuero, a partir de um relato bíblico. Considerada a mulher mais bela do império persa, Vashti ousa desobedecer a uma ordem do monarca e é, para sempre, banida da corte. O espetáculo fala do silenciamento da voz feminina como metáfora para a fragilidade do poder.
A montagem é a expressão coletiva do núcleo de pesquisa em animação coordenado pela artista Olga Gómez, fundadora do grupo, ao longo de 2025. O texto é de Myriam Fraga, direção e bonecos de Olga Gómez e voz da atriz Rita Assemany. Os ingressos estão à venda na Sympla por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A realização é da Funarte, Ministério da Cultura.
O grupo A Roda tem 27 anos de existência e é autor de espetáculos premiados como Histórias da Caixa (1998), A Cobra Morde o Rabo (1999), Amor & Loucura (2008) e O Pássaro do Sol (2010).
(Tharsila Prates)

Elenco, da esquerda para direita: Luan Dias, Arthur Lustosa, Hannah Pfeifer, Roberto Pedreira, Paulo Borges, Maria Iris, Olga Gómez, Diego Neres e Rita Assemany.


