As principais campanhas de destinos turísticos convencionais costumam ser repletas de paisagens diurnas, com céu azul e sol brilhante. Mas, para 2025, a busca pelo céu à luz da lua está em crescimento. O “Noctourism”, ou turismo noturno, foi indicado como uma das principais tendências de viagem deste ano pela plataforma Booking.com. A proposta consiste em vivências noturnas, em busca de conexões mais profundas com a natureza. Abaixo, três experiências especiais para aproveitar o melhor do “noctourism” noite adentro.
Islândia: observe a aurora boreal enquanto relaxa em águas termais
Apesar de ser comumente associada ao clima frio, a Islândia oferece um refúgio natural para mantê-lo aquecido enquanto observa o fenômeno: as fontes termais. Conhecida como a terra do fogo e do gelo, a Islândia abriga mais de 700 áreas geotérmicas, com piscinas naturais que chegam a cerca de 38°C. Além disso, o país está localizado no centro da zona de atividade das auroras boreais, chamada de oval auroral. Combinar esses dois espetáculos naturais — auroras e águas termais — proporciona uma experiência inesquecível.
Durma no Acampamento do Everest
Se a escalada no Monte Everest é um sonho distante para muitos, é possível vivenciar um pouco dessa experiência passando uma ou duas noites no Acampamento Base do Everest. A maioria das expedições oferece apenas paradas diurnas no acampamento, mas algumas empresas especializadas, como a Highland Expeditions, proporcionam a oportunidade única de pernoitar aos pés da montanha mais alta do mundo. O acampamento está a 5.300 metros de altitude e exige cerca de duas semanas de caminhada intensa, com pelo menos cinco horas diárias de trekking em alta altitude. A recompensa é estar em um espaço com alpinistas de todo o mundo durante o dia e, à noite, dormir milhares de metros mais perto das estrelas.
Participe do festival Up Helly Aa na Escócia
Situadas no Mar do Norte, as Ilhas Shetland pertencem à Escócia, mas apresentam fortes laços geográficos e culturais com a Escandinávia. Um dos maiores eventos da região é o festival Up Helly Aa, realizado anualmente na última terça-feira de janeiro, na capital Lerwick. A celebração, repleta de fogo e tradição, homenageia o legado viking da ilha. O festival acontece há pelo menos 200 anos e foi criado como uma homenagem à herança viking da região. Uma oportunidade única de visual, com a combinação da noite, da escuridão e do fogo.
Com informações da Vogue e da BBC.
Foto: Crédito (Brandon Huttenlocher)