A 6ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) terá seu primeiro dia de exibição na próxima segunda (26), e segue na capital até o dia 8 de junho. Os filmes de diretores negros do Brasil e de outros países poderão ser assistidos em um formato híbrido, pensado pela organização do festival para promover de maneira mais amplas as películas da mostra. De 26 a 31 de maio, as atividades acontecem em formato virtual, com exibições de filmes pela plataforma Ubuplay.
Depois, as obras selecionadas pela curadoria do MIMB poderão ser vistas em quatro locais de Salvador: no Cine Teatro 2 de Julho (Federação), na Sala Walter da Silveira (Barris), no IAMO – Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (Fazenda Grande) e no Café Teatro Nilda Spencer (Barroquinha). A programação completa está no site da mostra – mimb.com.br.
O tema desta sexta edição é “Dendê e Luz”, e a diretora executiva do projeto, Daiane Rosário, fala sobre a relação entre esses dois elementos e a produção audiovisual. “Nós pensamos no dendê como essa potência do alimento, do fruto, de algo que mobiliza a Bahia e mobiliza o mundo quando as pessoas pensam na Bahia. E pensamos que a gente pode falar do cinema também através do dendê, porque é uma busca ancestral por essa memória, e o cinema acaba materializando e imortalizando essa memória”, declarou.
Crédito: divulgação MIMB