Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Postagens populares

  • All Post
  • Comida
  • Cultura
  • Destaque
  • MERCADO
  • Modo de vida
  • Negócios
  • Partiu
  • Ronaldo Jacobina
  • Sem categoria
  • Tudo
  • Viagem
Ver mais postagens

Fim do conteúdo.

Categorias

Edit Template

Compartilhar artigo:

Mercado de luxo brasileiro contraria desaceleração global e cresce em média 18% ao ano

Enquanto o mercado de luxo global passa por uma desaceleração, o cenário no Brasil se mostra promissor. Desde 2018, o país registra um crescimento médio de 18% ao ano no consumo de segmentos como moda e gastronomia de luxo, de acordo com a empresa de consultoria Bain & Company.

Um estudo feito pela companhia, em parceria com a Vogue e a Valor, mapeou esse crescimento através da investigação de nove segmentos desse mercado, como moda e itens pessoais, automóveis e viagens. A pesquisa mostrou que, ao todo, esses setores movimentaram cerca de R$74 bilhões em 2022 e podem atingir R$130 bilhões em 2030.

O crescimento brasileiro contraria o quadro mundial, em que o cenário é de desaceleração, com marcas de renome global sofrendo quedas expressivas nas ações. Três grandes exemplos são a Kering, dona da Gucci e da Balenciaga, cujas ações despencaram em 30%; a LVMH, que abriga marcas como Louis Vuitton, Fendi e Bulgari, que apresentou uma queda de 20% nas ações; e a Prada, cujo declínio foi de 6%.

Segundo a Forbes Brasil, o cenário desanimador está relacionado à desaceleração econômica na China, que responde por cerca de 25% do consumo global de luxo – só no primeiro semestre, as vendas da LVMH no continente asiático tiveram uma queda de 14%. Essa diminuição na demanda chinesa reflete a postura do governo chinês em relação aos efeitos socioeconômicos da pandemia da covid-19.

Principais segmentos no Brasil

A pesquisa da Bain & Company segmentou o mercado de luxo em nove áreas: moda e itens pessoais (que engloba vestuário, calçados, joias e produtos de beleza, por exemplo), imóveis, automóveis, saúde, aeronaves privadas, iates, fine art, hotéis e bebidas finas.

No Brasil, entre os setores analisados, foi perceptível a prevalência de moda e itens pessoais. Em 2022, o faturamento foi de R$18 bilhões só neste departamento, o equivalente a 24,3% do total faturado naquele ano pelas companhias de luxo.

Outro destaque são os segmentos de compra de imóveis e aeronaves privadas, menos afetados pela pandemia. Apesar da crise sanitária, todos os setores apresentaram crescimento, alguns mais tímidos que outros.

Os consumidores de luxo representam apenas 1% da população brasileira, mas detêm riquezas líquidas que ultrapassam os R$3,5 trilhões, de acordo com a Bain & Company. A parcela de pessoas de alto poder aquisitivo no Brasil pode chegar a 1,5 milhão nos próximos seis anos, revela o estudo feito pela empresa.

Com base no comportamento desse público, a análise mapeou as cinco principais demandas no consumo de luxo no Brasil. São elas: a busca por hiperpersonalização, ou seja, experiências personalizadas para atender as preferências do consumidor; produtos que tenham valores alinhados aos dos clientes, no que diz respeito a aspectos como origem, inovação e exclusividade; possibilidade de realizar as compras de qualquer lugar; serviço conveniente e rápido, com pontos de contato, transparência e opções de atendimento; e humanização, com interações envolventes para equilibrar a automação.

Compartilhar artigo:

Redação

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 30 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ronaldo Jacobina

Jornalista

Nenhuma postagem encontrada!

Siga no Instagram

Junte-se à nos

Inscreva-se para receber todas as novidades!

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Contato

ronaldojacobina@gmail.com

Edit Template

Sobre

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 25 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Postagens recentes

  • All Post
  • Comida
  • Cultura
  • Destaque
  • MERCADO
  • Modo de vida
  • Negócios
  • Partiu
  • Ronaldo Jacobina
  • Sem categoria
  • Tudo
  • Viagem

Sobre

Somos um time de profissionais de comunicação liderado pelo jornalista Ronaldo Jacobina, profissional com mais de 25 anos de atuação na imprensa brasileira. Neste espaço nosso compromisso é com a informação bem apurada e com a defesa da verdade dos fatos.

Tag

Postagens recentes

  • All Post
  • Comida
  • Cultura
  • Destaque
  • MERCADO
  • Modo de vida
  • Negócios
  • Partiu
  • Ronaldo Jacobina
  • Sem categoria
  • Tudo
  • Viagem

© 2024 todos os direitos reservados