A cantora Margareth Menezes se apresentará na Casa da Música, em Porto, Portugal, na próxima quarta-feira (30). O show marcará o início da nova turnê internacional da artista — a 25ª de sua carreira. No palco, Margareth apresentará canções do álbum Autêntica, seu mais recente trabalho de estúdio e indicado ao Grammy Latino, além de homenagens a nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Donato e clássicos de Os Tincoãs e Roberto Mendes, com quem mantém conexões profundas ligadas à musicalidade do Recôncavo Baiano.
Margareth sobe ao palco em Portugal durante o período de férias do Ministério da Cultura, pasta que atualmente comanda. Este será o primeiro show da turnê, que segue com novas apresentações a partir de outubro. Com 38 anos de carreira e reconhecida internacionalmente como a principal voz do afropop brasileiro, Margareth traz ao palco uma performance intensa, que mistura samba-reggae, axé, ijexá, MPB e elementos da música eletrônica — um verdadeiro caldeirão rítmico afro-urbano.
“É sempre muito especial estar com o público português! Ano passado estive em Sines e foi muito forte, muito caloroso. Para esse novo encontro, preparamos um show alegre, dançante, potente, com canções novas, como ‘Ramalhete de Flor’, e um repertório maravilhoso que afirma a minha alma de cantora, a minha musicalidade e a minha ligação com o meu sentimento, com a arte, com a música afro-baiana”, destaca Margareth Menezes.
Após a estreia em Porto, a artista retorna a Portugal em outubro para um show em Lisboa e segue em circulação por outros países da Europa em sua 25ª turnê internacional. A Casa da Música, onde acontece a abertura da turnê, é uma das mais tradicionais salas de concertos do país e a segunda maior em atividade. É também o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à música, com projeto arquitetônico de Rem Koolhaas, do Office for Metropolitan Architecture.
Crédito: Lucas Assis


