Dos 70 artistas que participam da exposição Artistas do Vestir: uma costura dos afetos, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, 16 são baianos. A mostra, que tem curadoria da artista visual baiana Carol Barreto e da pesquisadora de moda paulista, Hanayrá Negreiros, propõe reflexões a partir da moda, revelando que esta transcende vitrines e passarelas.
São 80 obras que celebram uma poética do tecer inventiva e diversa, rica em ancestralidades, contemporaneidades, tecnologias e práticas contínuas. Entre os talentos baianos presentes estão: Alberto Pitta; Ekedy Sinha, do Terreiro da Casa Branca; Goya Lopes; Mônica Anjos; Juliana Fonseca; Nádia Taquary; Mestre Didi; Associação de Artesãos de Saubara – Casa das Rendeiras; Márcia Ganem; Silla Maria Filgueira; Adriana Meira; Cllaudia Soares; Dete Lima, diretora e estilista do Ilê Aiyê; Nei Lima; Aldren Lincoln; e Silverino Ojú.
Desenvolvida ao longo de oito meses, a exposição reúne roupas, instalações, fotos e vídeos distribuídos em três pisos do Itaú Cultural sob os temas: Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres contínuos.
A artista visual Ju Fonseca, nascida e criada em Cruz das Almas, apresenta uma obra que exalta o artesanato ancestral do Recôncavo Baiano. Criada ao longo de quatro meses, “Corpo Vazio” mistura cerâmica, cordas e fios de seda, simbolizando o afeto que permeia a moda. Segundo a artista, a peça inicialmente remeteria ao corpo como vestimenta, mas evoluiu para refletir ancestralidade, sonhos e emoções. “O coração é também uma representação disso tudo. Moda é afeto, é o que a gente vive. O ‘corpo vazio’, na verdade, está sempre cheio de sentimentos”, afirma.
Outro destaque é Alberto Pitta, idealizador do Cortejo Afro, que leva para a mostra peças inspiradas em Oxalá, patrono do bloco. “Participamos com um figurino branco com estampas BrxBr, utilizado pelo performance Man do Cortejo Afro, acompanhado de um sombreiro”, explica.
A exposição fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2025.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”
Onde: Pisos 1, -1 e -2 do Itaú Cultural, Av. Paulista, 149, São Paulo – SP
Quando: Visitação até 23 de fevereiro de 2025