Entre os dias 18 e 20 de abril, Itacaré, no sul da Bahia, recebe o projeto Música na Árvore Solar Instrumental, com uma programação gratuita de shows musicais na Costa do Cacau.
Conectado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto busca destacar a importância da democratização da cultura e da produção artística sustentável. Dentre as atrações, a banda No Stress e um show solo do trompetista mineiro João Vianna. A programação completa está disponível aqui.
Na segunda edição, o projeto acontecerá na Praça das Mangueiras, no dia 18, e na Vila Marambaia e Taboquinhas, na zona rural da cidade, nos dias 19 e 20 respectivamente.
O projeto já percorreu várias cidades do Brasil e três países da Europa. Nas oficinas formativas, a de Cinema Sustentável, sobre produção audiovisual utilizando equipamentos simples, incentivando a criação independente e consciente. Além da aula-show com João Vianna em Taboquinhas, no dia 20, às 16 horas. O instrumentista, com passagens por grupos icônicos como Skank e Pepeu Gomes, apresentará a versatilidade do trompete e suas aplicações em diversos estilos musicais.
Idealizado por André Trindade, o Música na Árvore Solar terá direção musical de Vianna e direção geral de Robson Assis. O projeto conta com matriz energética fotovoltaica e toda energia consumida para a realização dos shows é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar. “É um projeto que usa energia limpa, a energia solar é a fonte para alimentar o sistema elétrico dos shows, reduzindo a emissão de carbono e contribuindo para a transição energética”, explica Trindade.
Um dos destaques da programação é a banda No Stress, formada por músicos mineiros e baianos. O grupo nasceu durante a pandemia, quando João Vianna fez inúmeras apresentações com seu trompete em Belo Horizonte. Para a apresentação em Itacaré, João convida os músicos baianos Everaldo Passarinho (guitarra), Marcinho Bass (baixo), Tici Belmonte (percussão) e Alexandre Chaves (teclado e sax). O show terá um repertório dançante, com pop rock, MPB e jazz instrumental.
Itacaré (Crédito: Shutterstock)