Entre os dias 27 e 30 de março, a Ilha de Itaparica será palco da 7ª edição do Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC), o maior do Norte-Nordeste e um dos maiores do Brasil. Com o tema “Bahia, tela do mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, o evento reunirá artistas de 11 países e de todas as regiões do Brasil, promovendo uma imersão na arte urbana contemporânea.
Além dos murais de graffiti que transformarão diversos espaços da ilha, a programação inclui masterclasses, atrações musicais e uma cerimônia de abertura com samba de roda e participação do historiador Felipe Brito. O BTC 2025 também se destaca por sua forte presença feminina: mais da metade dos artistas participantes são mulheres, que também atuam na produção técnica e curadoria do festival.
Entre os destaques da programação, estão a masterclass sobre arte urbana e mídias sociais, com Samira Soares, Kuêio, Rabisco Easy e mediação de Allana Gama, além do BTC Sound Fest, com shows de Sista K, Noelson do Cavaco e a Banda Simples Natural. As intervenções artísticas acontecerão em locais como a comunidade Porto dos Milagres, Rua Lomanto Júnior, Loteamento Vila Mar e a Praça da Quitanda.
O Festival BTC, realizado desde sua origem em formato itinerante, tem como proposta ocupar territórios e ampliar o acesso à arte urbana, promovendo intercâmbio entre artistas e comunidades locais. Em 2025, o evento abre o calendário nacional dos festivais de graffiti, reafirmando a Bahia como referência nessa expressão artística.