Em 2025, um livro de colorir com figuras de linhas simples retratando cachorros e ursos em situações do cotidiano humano, como em lanchonetes, dentro de casa ou andando de bicicleta, conquistou o público que, anos atrás, já havia sido atraído pela modalidade, através dos livros com mandalas e obras de artistas plásticos renomados feitos em linhas sem preenchimento e prontos para receberem cores.
Os livros “Bobbie Goods”, lançados em 2021 nos Estados Unidos, têm quatro edições disponíveis para compra, mas, em entrevista para a CNN, a ilustradora e designer estadunidense Abbie Goveia declarou que já está formulando novas ideias e cenários para inserir os personagens e disponibilizá-los para pintura.
No Brasil, a série chegou no começo deste ano através da editora HarperCollins. Segundo a empresa, mais de um milhão de exemplares já foram vendidos.
Durante o bate-papo, Abbie ainda revelou que não imaginava que suas criações fariam tanto sucesso. “Comecei a fazer os livros apenas por diversão e nunca esperei que eles se conectassem com tantas pessoas ao redor do mundo. Tem sido a surpresa mais emocionante, e sou muito grata pelo apoio dessa comunidade incrível.”
A febre dos livros de colorir faz parte de um movimento maior em voga há anos, o da ludicidade para adultos. Além desse material, a popularização da compra de canetas e outros artigos de papelaria, a volta da coleção de papéis de carta e outras atividades DIY (“faça você mesmo”) também conquistaram os brasileiros.
Segundo levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA), em 2025 houve um aumento de 16% no número de transações em livrarias e papelarias no Brasil.