Nos dias 15 e 16 de abril, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, um dos principais polos de agronegócio da Bahia, recebe um evento da pré-COP 30, o “Cerrado Summit”. A cidade é a única não capital do Brasil a receber essa apresentação, que debaterá o bioma do cerrado, suas implicações e possibilidades.
A abertura do encontro será no dia 15, às 9h, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo Bahia Farm Show. O evento é uma co-organização da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com a Aiba.
O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, detalha o motivo do município ser a sede deste summit. “A escolha de Luís Eduardo Magalhães para sediar este evento não foi por acaso. Não se discute o futuro do Bioma Cerrado fora de onde ele efetivamente está. Por isso, articulamos com o Ministério da Agricultura para que o Cerrado Summit acontecesse aqui, no coração do bioma. Queremos mostrar ao mundo que o agronegócio praticado nesta região é comprometido com a sustentabilidade e vem adotando, cada vez mais, práticas de agricultura regenerativa para garantir o equilíbrio e a preservação do Cerrado”.
O evento, como a abertura e os painéis, terá a presença de autoridades do estado e federais, como do Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo; do responsável estadual pela pasta de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto; além dos prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá; de Barreiras, Otoniel Teixeira; do presidente da Aiba, Moisés Schmidt; e da presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa; e de líderes de governos e CEOs de empresas multinacionais dos ramos de alimentação e bebidas.
Crédito: Aiba