Já não basta mais para Salvador ser um grande celeiro de artistas que ganham o Brasil e o mundo com produções para a televisão, cinema e streamings. A cidade também é o melhor cenário para contar todas essas histórias.
E nesses 476 anos, não podíamos deixar de homenageá-la, listando aqui 10 produções onde a aniversariante do dia mostrou tudo e se exibiu nas telonas. Confira.
Ó Pai Ó 1 e 2 (2007/ 2022)
Onde assistir: Telecine, Globoplay, Prime Video
‘Você é Bahia ou Vitória, afro?’ Tanto o primeiro filme quanto sua sequência, mais de 15 anos depois, acompanham a vida dos moradores do Pelourinho e, não por um acaso, se tornaram referência de baianidade na sua forma mais original. Protagonizado por Lázaro Ramos e Wagner Moura, além de Luciana Souza, Érico Brás e Tânia Toko, a produção que começou como peça de teatro, virou filme, série televisiva e levou ao cinema quase 50 mil pessoas na estreia do longa mais recente.
Cidade Baixa (2005)
Onde assistir: Globo Play
Com direção de Sérgio Machado e Wagner Moura, Lázaro Ramos e Alice Braga no elenco, o longa conta a história de Naldinho e Deco, amigos de infância que, entre uma travessia e outra a bordo do barco ‘Dany Boy’, se envolvem em um triângulo amoroso com uma stripper. O filme tem produção de Walter Salles e conquistou prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais. Em Cannes, levou o Prêmio da Juventude. No Festival do Rio, venceu nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz para Alice Braga. Cidade Baixa’ conquistou ainda outros reconhecimentos, como a Menção Especial no Festival de Havana.
O Pagador de Promessas (1962)
Onde assistir: Globo Play e Telecine
O filme foi gravado na icônica igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, que desde então não passa imune aos olhos curiosos de qualquer turista que visite o Pelourinho. No longa dirigido por Anselmo Duarte, com roteiro adaptado de um texto teatral homônimo de Dias Gomes, Zé do Burro promete a Santa Bárbara carregar uma imensa cruz de madeira para salvar a vida do bicho de estimação atingido por um raio.
O Canto da Sereia (2013)
Onde assistir: Globo Play
A minissérie baseada no romance de Nelson Mota tem quatro capítulos. Em meio aos bastidores da vida de fama e glamour da diva do axé Sereia, um crime em pleno carnaval vai virar Salvador de cabeça para baixo até que todo o mistério seja revelado.
Axé – Canto do Povo de um Lugar (2016)
Onde assistir: Netflix
Primeiro filme de Chico Kértesz, o documentário conta a história do axé, exalta o movimento musical e como tudo isso se transformou no Carnaval de Salvador e conquistou o Brasil e o mundo. Em 2017, na 8ª edição do Festival de Filme Independente da Áustria, a produção levou o prêmio de “Melhor Documentário”, ao misturar muita pesquisa histórica de imagens de arquivo com relatos de grandes nomes do Axé Music, como Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.
Capitães de Areia (2011)
Onde assistir: Max e Prime Vídeo
Ninguém conhece mais as ruas da cidade do que Pedro Bala e seu bando. A adaptação da obra de Jorge Amado tem direção da sua neta e cineasta, Cecília Amado. Um dos livros mais influentes do autor e clássico absoluto da literatura baiana, ‘Capitães de Areia’ se mostra ainda tão atual mesmo após quase 90 anos de quando foi lançado.
Irmã Dulce (2014)
Onde assistir: Netflix
A freira beatificada pela igreja, primeira santa brasileira e conhecida como ‘Anjo Bom da Bahia’, tem sua história narrada desde o começo de tudo, na sua cinebiografia. Totalmente filmado em Salvador, o longa dirigido por Vicente Amorim, Irmã Dulce, é vivida por Bianca Comparato e Regina Braga.
Carnaval (2021)
Onde assistir: Netflix
Uma influenciadora sofre uma decepção amorosa quando decide viajar com as amigas para Salvador durante o Carnaval. A comédia da Netflix tem as atrizes Giovana Cordeiro, Gkay e Bruna Inocêncio no elenco.
Sonhadores (2020)
Onde assistir: Prime Video
A série de drama tem oito episódios e acompanha a jornada de Rafa, um adolescente criativo, de estilo diferente e com sensibilidade artística que vive em Salvador. Rafa vai passar por desafios como o bullying, a descoberta da sua sexualidade, dramas familiares, drogas e inúmeros conflitos que movimentam o início da vida adulta.
Outras produções fora dos streamings
Receba! (2024)
A história policial se passa em Salvador com a atriz baiana Edvana Carvalho, no papel da protagonista, Gina, que acaba se envolvendo numa caçada de uma bolsa roubada com uma pequena fortuna. Dirigido por Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, o longa tem outros atores baianos no elenco, como Jackson Costa, Evelin Buchegger, Daniel Farias e Leandro Villa. ‘Receba’ estreou na 25ª edição do Cine PE Festival Audiovisual, onde conquistou os prêmios de Melhor Filme pelo voto popular, Melhor Edição de Som para Napoleão Cunha e Melhor Atriz para Evelin Buchegger. Também foi exibido na Mostra Competitiva Nacional do 17º Panorama Internacional Coisa de Cinema. Onde assistir: o filme chegou aos cinemas em outubro do ano passado e ainda não tem data para entrar nos streamings.
Quincas Berro D’Água (2010)
Do mesmo diretor de Cidade Baixa, Sérgio Machado, o filme tem o roteiro adaptado na obra de Jorge Amado, onde o corpo de um morto – que os amigos inconformados não aceitam se despedir – passeia por bordéis e botecos da cidade, provocando inúmeras confusões (ainda que já tenha ‘batido as botas’ depois de uma vida de esbórnia). No elenco, atores de peso como Mariana Ximenes, Marieta Severo, Paulo José, Luisa Proserpio, Walderez de Barros.
Trampolim do Forte (2010)
Com inúmeras cenas tendo como cenário o Porto da Barra, o longa dirigido por João Rodrigo Mattos mergulha na história de Felizardo e Déo. Os meninos ganham a vida vendendo picolé e se encontram no pulo de trampolim lá de cima das pedras até o mar.