O que inicialmente começou como mensagens para amigos e familiares, após duas experiências delicadas de saúde, tornou-se um hábito de escrita — que se transformou em livro. O escritor Jorge Oliveira Sampaio lança Humor no Balaio no próximo dia 16, às 17h, na Academia de Letras da Bahia. “No início, eu não pensava em escrever um livro. Mas as pessoas foram me cobrando novos textos, e muitas delas me aconselharam a publicar”, conta Jorge.
A obra reúne crônicas escritas após o período em que o autor esteve internado na UTI, com narrativas que mesclam fatos reais, exageros e personagens marcantes do cotidiano baiano. “O humor sempre esteve presente na minha vida, até nos momentos mais difíceis que enfrentei”, diz. Com 320 páginas, o livro conta com apresentação de Fernando Guerreiro e orelha assinada por Alessandro Timbó.
Além de ser um projeto literário, Humor no Balaio tem caráter filantrópico. Os direitos autorais e de imagem foram cedidos em caráter pro bono, e toda a renda obtida com a venda do livro será destinada a instituições que atuam com acolhimento de moradores de rua, dependentes químicos, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. “Entre irmãos e irmãs, somos oito. Herança dos nossos pais, todos nós acreditamos que a filantropia é uma forma prática de exercer a responsabilidade social”, afirma.
A mistura de leveza, sensibilidade e compromisso social marca o espírito da publicação. “As pessoas não fazem ideia da minha capacidade de me meter em fria”, brinca Jorge. Entre fatos e invencionices, Humor no Balaio convida os leitores a rir e refletir.
Crédito: Jorge Sampaio (divulgação)