O documentário “Afro – Das Origens aos Destinos” será lançado neste sábado (26), no Cine Glauber Rocha. Produzido pela Embratur, o filme aborda a influência africana na musicalidade, gastronomia e religiosidade brasileiras, além de na formação do Recôncavo Baiano e da capital, Salvador, e conta com a participação de grandes personalidades da Bahia, como Vovô do Ilê, Tonho Matéria, Padre Lázaro, o babalorixá Pai Pote, a banda ÀTTOOXXÁ e o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva.
O evento será realizado às 14h e é aberto ao público, mas os ingressos devem ser retirados através do Sympla. Depois do filme, haverá um debate sobre o papel do turismo na valorização da cultura de matriz africana, com artistas, lideranças religiosas e autoridades.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estará em Salvador para o lançamento, quando anunciará os investimentos realizados pelo órgão nas ações que acontecerão na capital baiana durante o Novembro Negro, mês marcado por um extenso calendário de atividades de exaltação da cultura de matriz africana.
“Faço o convite para que venham participar desse momento de celebração, mas também de reflexão sobre como devemos amplificar ainda mais essa potência que é a cultura de matriz africana da Bahia, com o objetivo de resgate e valorização, mas principalmente de gerar novos negócios no turismo liderados pela população negra em seu território, gerando desenvolvimento econômico e social e combatendo o racismo”, destaca Freixo.
SERVIÇO
Lançamento do documentário Afro – Das Origens aos Destinos
Dia: 26/10
Local: Cine Glauber Rocha, Praça Castro Alves, 5 – Centro, Salvador (BA)
Horário: 14h