No último domingo (11), a empresa chinesa Meituan divulgou um investimento de R$ 5,6 bilhões para os próximos cinco anos. Dentre as metas do negócio está a entrada no disputado mercado brasileiro de entrega de comida. O anúncio foi realizado durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, que aconteceu neste mês.
A marca registrada pelos chineses chama-se Keeta, e obteve permissão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em outubro do ano passado. Segundo os documentos, o registro da empresa foi para o transporte de alimentos e bebidas, categoria onde se enquadram as plataformas de delivery.
A expectativa é de que 100 mil empregos indiretos sejam gerados. O Nordeste teria um destaque na empreitada, com a instalação de uma central de atendimento na região, o que resultaria em com 3 a 4 mil vagas diretas.
O app Keeta já opera em Hong Kong desde 2022, e desde 2024 conquistou um lugar no exigente comércio da Arábia Saudita. Wang Xing, fundador e CEO da Meituan, disse ao jornal chinês Daily China que o negócio em terras brasileiras está permeado de expectativas por parte da empresa chinesa. “O Brasil é um mercado enorme com grande potencial. A Keeta visa aprimorar a experiência do consumidor, apoiar o crescimento de restaurantes locais e criar mais oportunidades de emprego”, disse.
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