O visto estadunidense é considerado, tanto por especialistas em atividades de imigração quanto para viajantes, um dos processos mais rígidos do mundo. Com muitas etapas, diversos formulários e um período de espera durante o trâmite muito elevado, o turista de negócios ou de lazer deve estar atento para a atitude na entrevista, prazos e documentação, a fim de não atrasar o processo ou até mesmo ter seu visto negado por um dos consulados dos Estados Unidos que atendem no país.
A primeira recomendação é ser organizado. Os documentos devem estar separados e organizados em um envelope A4. Também é possível utilizar pastas com fechamento de elástico ou até mesmo aquelas sanfonadas, com divisórias, a fim de separar corretamente a documentação. Papéis amassados ou com pequenos rasgos, nem pensar.
Outro fator imprescindível é não mentir ou omitir informações. Tudo que é dito na entrevista para o agente consular é posteriormente checado, então ser sincero é fundamental para aumentar as chances de ter o visto aprovado.
Caso o requerente do visto tenha conhecidos no país, sejam eles amigos ou parentes, isso deve ser informado durante o processo. Muitos acreditam que isso possa ser um empecilho na hora da concessão do visto, mas a omissão dessa informação pode levantar suspeitas de que o viajante quer permanecer no país ilegalmente.
Além disso, entradas anteriores nos Estados Unidos também devem ser citadas, pois se a pessoa é um viajante constante, com muitas chegadas e saídas do país, isso é um bom sinal para os órgãos burocráticos – mostra que há um retorno certo para o lugar de origem.
Crédito: divulgação