A categoria do turista sênior, formada por pessoas com mais de 60 anos, tem um gasto médio 25% maior em comparação com viajantes de outras idades, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). Esse potencial econômico, aliado à crescente expectativa de vida para essa parte da população, que deverá chegar a um quarto do total de brasileiros em 2040, segundo o IBGE, tem chamado a atenção dos operadores de turismo no estado.
Para promover, cada vez mais, uma melhor recepção ao turista sênior na Bahia, cerca de 150 profissionais da área que atuam aqui no estado participam do Roadshow 60, evento itinerante que passa por seis cidades de São Paulo, com ações voltadas para o acolhimento, segurança e inclusão dessa faixa etária nos serviços prestados pelo setor. O roadshow já esteve em Guarujá e Campinas e seguirá para São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba.
Os profissionais estão sendo capacitados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e, nesta terça-feira (22), participaram de ações formativas sobre a infraestrutura e diversidade de atrativos do estado para esse tipo de visitante. “A Bahia se preparou para receber bem o turista sênior, que encontra no estado infraestrutura e inúmeros destinos que se encaixam no seu perfil. É um mercado com grande potencial, em que pretendemos aumentar a nossa participação, para fortalecer o turismo inclusivo baiano”, pontuou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush, que ministra as capacitações em São Paulo.
Por Ian Reis