O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), promove uma semana repleta de atividades culturais em seus museus. Exposições, oficinas, palestras e eventos interativos fazem parte da programação, que se estende até o próximo domingo (23).
No Museu de Arte da Bahia (MAB), a exposição “Josiltom Tonm: Natureza Instantes” apresenta mais de cem obras produzidas em 2020, criadas a partir de madeiras e rochas reaproveitadas de demolições e resíduos de marmorarias e pedreiras. A mostra se soma às exposições permanentes “Carybé e o Povo da Bahia” e “Enquanto Existe Azul”. Entre os eventos programados, destaca-se a palestra “Reflexões sobre a obra Virgem do Lete”, promovida pelo Instituto Flávia Abubakir e ministrada pela Profª Dra. Alejandra Muñoz, que acontece nesta quinta-feira (20), às 16h.
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) aposta em atividades voltadas para diferentes faixas etárias. Nesta quinta-feira (20), às 18h, será realizada a oficina noturna “Transformando Imagens 2D em Modelos 3D para Impressão”. A programação do MAC_Bahia também inclui uma série de visitas guiadas e bate-papos culturais.
No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), um dos destaques é a Oficina de Cartuns, ministrada pelo artista gráfico Heitor Salas, no sábado (22), às 9h, no Galpão das Oficinas. Além disso, o museu segue com suas exposições permanentes, incluindo a Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi, a Linha do Tempo do MAM e a Mostra Epô Dendê Sangue da Bahia.
A programação completa inclui também atividades como a Feira Agroecológica, na quinta-feira (20), às 8h, no MAB, e o Concerto Maya Kamaty, na sexta-feira (21), às 8h. No domingo (23), o Amanhecer no MAC promove uma série de atividades voltadas para o bem-estar, incluindo uma aula de circo para crianças de 5 a 10 anos, às 16h, e uma visita guiada especial pelo museu, às 17h.
A programação detalhada pode ser conferida nos canais oficiais do instituto.