De acordo com estimativa da Fecomércio BA, tendo por base informações do IBGE, esse valor significa um crescimento de 10% em relação à igual período do ano anterior, já descontada a inflação do período. O cálculo foi feito para o início de março, quando, de fato, acontecem os principais eventos do Carnaval no Estado.
A maior parcela será movimentada no Comércio Varejista, de R$ 4,1 bilhões, somando os setores que possuem vínculo direto com a festa de rua, como supermercados e vestuário, por exemplo.
“No segmento de vestuário, é importante deixar claro que o dado não consegue captar as vendas de abadás dos trios de Salvador, por exemplo. Trata-se do varejo regular, estabelecido o ano todo”, explica o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.
Quanto ao Turismo, a movimentação estimada para o período é de R$ 400 milhões em setores ligados diretamente com o setor, como é o caso de alojamento, transporte rodoviário interestadual, agências de turismo e locadoras de veículos. “Evidentemente, há um volume grande nesta época do ano de serviços de traslados, passeios que, por limitação técnica, não estão incluídos no montante do estudo”, acrescenta Guilherme.
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