A cantora brasileira radicada em Londres, Gabriella Di Laccio, será condecorada nesta terça-feira (30) pela realeza inglesa. A cerimônia será realizada no Castelo de Windsor, e a honraria será concedida pelo rei Charles III. Ela foi incluída na lista de membros da Ordem Mais Excelente do Império Britânico (MBE), em reconhecimento aos seus serviços prestados à música e à igualdade de gênero.
A soprano comemorou a distinção como um reconhecimento em diversas camadas de seu trabalho. “Essa honraria chega do nada, porque alguém te nomeia, outras pessoas apoiam, e aí vai para o rei, para o primeiro-ministro… e você recebe uma carta. É um orgulho poder representar o Brasil dessa forma”, declarou Di Laccio durante uma entrevista à Rádio Eldorado.
A Ordem existe desde 1917 e concede honrarias a pessoas com atuação em diferentes áreas, como forma de reconhecimento pelo impacto de seu trabalho em cada categoria. Na música, Di Laccio é responsável pela Fundação Domme, que promove composições de mulheres e pessoas não binárias no Reino Unido.
A cantora se mudou para a Europa há quase 20 anos, após sair do Paraná, onde estudava na Escola de Música e Belas Artes. Ela é natural de Sapucaia do Sul, no estado vizinho, Rio Grande do Sul. Ao chegar em Londres, formou-se em Música Antiga e Performance em Ópera, graças a uma bolsa obtida no Royal College of Music.
*Com informações do jornal O Globo.


