A partir de 1° de junho, os viajantes brasileiros que forem para a China não precisarão de visto. A novidade foi anunciada no início desta semana, em Pequim, em um fórum com a participação de autoridades chinesas e de representantes de governos sul-americanos e caribenhos.
Além do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai também foram beneficiados com a isenção. A medida busca estreitar ainda mais os laços comerciais, governamentais e turísticos com a potência asiática.
O evento ainda trouxe o anúncio de mais uma rodada de investimento chinês nas nações da América. O presidente Xi Jinping prometeu injetar cerca de 9 bilhões de dólares através de linhas de crédito e de aportes em projetos de infraestrutura.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais beneficiados com a política de expansão econômica promovida pelo governo chinês. Grandes empresas e holdings do país vêm investindo em diversos segmentos brasileiros de negócios. Na Bahia, por exemplo, um dos destaques é a fábrica da BYD, montadora de carros elétricos, localizada em Camaçari.
Crédito: iStock/Getty Images