A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e o vice-ministro de Cultura da Coreia, Ho Seong Yong, assinaram dois memorandos de entendimento para fortalecer a cooperação entre os países, que abrangem áreas como games, audiovisual, artes plásticas, festivais, bibliotecas e direitos autorais. O ato ocorreu esta semana, durante o G20 da Cultura em Salvador.
Margareth Menezes destacou a importância da parceria, ressaltando o potencial das indústrias criativas para o crescimento econômico e a projeção internacional. Ho Seong Yong apontou que setores como K-Pop e cinema, em rápido crescimento na Coreia, podem trazer benefícios significativos com a colaboração. “É com grande satisfação que concluímos as negociações para a assinatura de memorando de entendimento em cooperação cultural com a Coreia, que é considerado uma prioridade para o Brasil”, afirmou a ministra.
O vice-ministro Ho Seong Yong acredita que os memorandos podem trazer muitas cooperações em diversas áreas da cultura, especialmente no que diz respeito à economia criativa. “Dentro da indústria criativa, o K-Pop, K-drama, cinema são setores que mais crescem na Coreia, então esperamos também bons resultados com o Brasil”.
Um dos acordos inclui cooperação em direitos autorais, tema em que a Coreia tem servido de exemplo, especialmente na integração com inteligência artificial, como destacou Marcos Souza, secretário da pasta do MinC: “Nós conhecemos o que o Ministério da Cultura da Coreia fez sobre inteligência artificial e ele encaixa perfeitamente no que entendemos como o tratamento que vai ser dado a esse tema no campo dos direitos autorais”.
Com informações da Agência Brasil.