Recepcionados pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, uma comitiva do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) desembarcou em Salvador nesta semana para uma ação estratégica de investimentos.
O foco do grupo foi o Centro Histórico, que já está na mira da prefeitura para ser reposicionado como importante polo cultural, de turismo, e, principalmente, da identidade local.
A comitiva e a gestão municipal contemplaram alguns projetos apresentados, dentre eles um que envolve a Barroquinha. O local receberia um terminal turístico, tendo uma parada de ônibus de turismo e sendo um ponto de partida para um roteiro cultural pela Rua do Couro.
Durante visita ao local, o grupo assistiu a apresentações artísticas encenadas no Espaço Cultural da Barroquinha, encerrando as atividades com um jantar no Café Nilda Spencer, localizado no Espaço Couro Comeu Bistrô.
“A gente está com a missão de valorizar o Centro Histórico, mas também de exaltar a força da nossa identidade e da nossa cultura. Esse espaço, por exemplo, que chamamos de Quarteirão das Artes, já é um lugar onde a arte e a cultura acontecem, mas ele precisa de melhorias, especialmente aqui na Rua do Couro, onde já temos ações promovidas pelo nosso próprio grupo”, declarou Ana Paula Matos.
Fernando Guerreiro pontua a importância da ação. “A proposta da visita dessa comitiva do BID é justamente mostrar o potencial desse quarteirão como porta de entrada para o Centro Histórico. A gente já tem aqui uma série de equipamentos culturais — dois teatros, uma galeria, o pátio e o café, que faz parte da rede Boca de Brasa da Fundação”, detalhou.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS