Uma das celebrações mais tradicionais do verão de Salvador, o Banho de Mar à Fantasia retorna no dia 23 de fevereiro, domingo, garantindo 12 horas ininterruptas de festa na Ladeira da Preguiça. O evento gratuito começa às 9h e segue até as 21h, reunindo foliões em uma programação que mistura tradição, música e cultura popular.
A edição deste ano traz um line-up diversificado, com apresentações no palco principal de Dão Black, Jeremias Gomes, Guiga de Ogum, Sambaiana, Pegada Retrô, Samba Ohana, Kaline Rabelo, DJ Fabão e Hiran. O tradicional Cortejo será formado pela Fanfarra do Bira, Os Negões e o Bloco Urso Ki Ti Schubsen. A festa também contará com paredões Sound System e uma programação paralela na praia, onde se apresentam DJ Fábio Lima, Ministério Público, DendêDub, Tiago Jamil e Cabokaji. Outra novidade é o lounge climatizado, que terá discotecagem dos DJs Errari, Paulilo, Levysso e Mequetreff.
Nova estrutura e reforço na segurança
Para 2025, a festa terá uma estrutura ampliada, com quatro pórticos de entrada, um palco na parte baixa da Ladeira da Preguiça e uma área especial na praia. O lounge climatizado, novidade desta edição, oferecerá praça de alimentação e música ao vivo, com entrada a R$ 20 e sistema de saída sem retorno. A festa contará ainda com 120 ambulantes, 12 pontos de bares e restaurantes, além de reforço na segurança, com bases da Polícia Militar, ambulâncias, brigadistas e salva-vidas.
O evento é realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, com apoio do Edital Paulo Gustavo, do Governo do Estado da Bahia, Bahiagás e patrocínio da Prefeitura de Salvador. Segundo Nilma Santos, coordenadora do projeto, o evento vai além da celebração carnavalesca. “É um momento de valorização da cultura popular baiana, reunindo diferentes gerações para manter viva essa tradição”, afirma.
Além do impacto cultural, a festa também impulsiona a economia local. “O Banho de Mar à Fantasia movimenta o comércio, a gastronomia e o turismo, gerando renda para a comunidade”, destaca Marcelo Teles, também coordenador do Que Ladeira é Essa?. Com uma programação ampla e estrutura reformulada, a edição 2025 promete manter viva a tradição da Ladeira da Preguiça e consolidar o evento como um dos principais do verão baiano.
Foto: Crédito (Daniel Bagdeve)