Na quinta-feira (20), às 18h, o Largo do Pelourinho será palco da 1ª Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado, evento gratuito que levará personagens do escritor baiano às ruas do Centro Histórico. A celebração inclui a tradicional lavagem da escadaria da fundação pelas baianas do bairro, apresentações de fanfarras e o musical de rua “Bloco Amados de Jorge”, com direção de Edvard Passos e direção musical de Luciano Salvador Bahia.
A diretora-executiva da fundação, Angela Fraga, destaca a forte presença do Carnaval nas obras de Jorge Amado, como Dona Flor e seus dois maridos e Tenda dos Milagres. “Para celebrar essa sintonia, este ano resolvemos colocar nosso bloco para desfilar nas ruas do Pelourinho”, afirma. O público é convidado a vestir fantasias inspiradas no universo amadiano e acompanhar o cortejo, que une teatro, música e literatura.
O “Bloco Amados de Jorge”, definido por Edvard Passos como uma ousadia carnavalesca, traz músicas compostas por Gerônimo Santana, que interpreta Quincas Berro d’Água. O cortejo parte da Fundação Casa de Jorge Amado, segue pela Rua Maciel de Baixo, passa pelo Largo do Cruzeiro de São Francisco e finaliza no Terreiro de Jesus, na Cantina da Lua. Durante o trajeto, cenas de clássicos como Gabriela, cravo e canela e Os pastores da noite serão encenadas ao ar livre, transformando as ruas do Pelourinho em um grande palco literário.
Foto: Crédito (Diney Araújo)