A partir da última quinta (22), os usuários do WhatsApp que participam de grupos puderam notar um novo recurso da ferramenta. Agora, é possível iniciar uma conversa por voz, e quem desejar participar tem a possibilidade de clicar em um botão e já entrar no bate-papo, sem precisar, para isso, deixar o chat, como é o caso da ligação por voz.
Assim, enquanto ouve uma conversa, o usuário pode ler e interagir com as mensagens que estão no grupo, respondendo e escrevendo. A conversa por voz oferece outra vantagem – discreta, ela não tem um toque, sendo sinalizada apenas pelo botão que aparece no chat do grupo.
A conversa também não fica registrada no grupo como um arquivo que pode ser ouvido posteriormente; então, seu uso prático é para situações mais casuais e informais, diferente das ligações em grupo, que disponibilizam recursos como levantar a mão para pedir a palavra e as reações ao que está sendo dito através de emojis.
O WhatsApp informou que, assim como suas mensagens e também ligações, as conversas por voz são protegidas com criptografia de ponta a ponta, gerando mais segurança e privacidade para os usuários do WhatsApp.
Crédito: divulgação