Quem faz o dia a dia da Avenida Sete de Setembro, coração do comércio de rua de Salvador? A websérie Na Avenida 7 se propõe a responder essa pergunta por meio da história de três mulheres — Edna, Nalvinha e Lívia — que compartilham suas vivências como trabalhadoras da icônica avenida. Com direção de Leo Veneza e co-direção de Carina Teles, a pré-estreia do projeto acontece nesta sexta-feira (11), às 18h30, no Karaokê da Lapa, na Joana Angélica. A data da estreia oficial ainda será anunciada.
Responsável pela identidade visual da websérie, o artista e designer Hori foi convidado pela roteirista Catarina para integrar a equipe criativa. “Havíamos trabalhado juntos em outro projeto, que envolvia criações visuais minhas e a criação textual dela. Aceitei o convite assim que soube do tema e da direção de Leo Veneza, que é extremamente talentoso”, afirma.
Nos cartazes de divulgação, Hori buscou referências no cotidiano visual da Avenida Sete. O ponto de partida foram as cores primárias — azul, amarelo e vermelho — muito presentes nas barracas, fachadas e mercadorias da região. “Sabemos que muitos lojistas e camelôs utilizam o som para chamar atenção, mas há também um apelo imagético muito forte. Trabalhei com a repetição das cores primárias e incluí formas geométricas, que são fundamentais no meu trabalho, além do principal elemento: as mulheres protagonistas da série”, explica.
O artista também celebra a oportunidade de integrar uma produção que reconhece a importância das mulheres no comércio informal. “Essas mulheres estão sendo colocadas num ponto central, numa posição de importância e escuta — já que muitas vezes os trabalhadores do camelódromo são invisibilizados. Moro no centro e passo todos os dias pela Avenida Sete. Acompanho essa rotina de perto, é uma verdadeira labuta. Nada mais justo do que mostrar isso para o mundo”, conclui.
Crédito: Arte: Hori