Os cidadãos que acessarem o Gov.br a partir de agora receberão uma notificação convidando-os a utilizarem a ferramenta de verificação em duas etapas. O aviso é direcionado para quem tem o nível de segurança ouro na conta do sistema.
A prevenção poderá atingir cerca de 72 milhões de usuários. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a mudança não é obrigatória e, caso seja adotada, pode ser desabilitada a qualquer momento.

Mas a pasta alerta os usuários que a medida é uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”. Hoje, 27% das contas ouro já usam essa funcionalidade.
Mais de 169 milhões de usuários estão cadastrados na plataforma Gov.br, que oferece mais de 4.700 serviços digitais federais, além de outros 8.700 serviços nas esferas estaduais e municipais.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Crédito: divulgação


