A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançou a marca oficial dos 80 anos da instituição. O evento terá uma programação extensa, entre elas o Programa Ufba 80 anos e o Congresso Ufba 80 anos, que propõem revisitar a história, refletir sobre os desafios do presente e projetar caminhos para o futuro, tanto da universidade quanto da sociedade na qual está inserida.
Todas as ações vão dialogar com o lema “Ufba 80 anos – o futuro em movimento”, que orienta as atividades ao longo de 2026. De acordo com a Ufba, a nova marca foi concebida para traduzir visualmente a articulação entre passado, presente e futuro. O logotipo, que substituirá o brasão atual no período de janeiro de 2026 a 1º de julho de 2026, foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Comunicação Institucional, vinculada à Reitoria, e criado pelo designer gráfico Pablo Lucena, doutor em Artes Visuais pela universidade.
Nele, há um ramo verde que surge do “A” ao final de Ufba. “Como florestas, as universidades públicas de ensino superior florescem juntas, conectando saberes, produzindo ciência, formando e cuidando de pessoas”, diz a instituição.
As unidades, setores e programas foram orientadas a acessar um manual específico da nova marca, para a correta aplicação da identidade visual nas peças e materiais institucionais a serem divulgados no período.
(Foto: Divulgação Ufba)


