De janeiro a novembro de 2024, o Brasil superou o número de turistas internacionais registrados em todo o ano de 2023, chegando a cerca de 6 milhões de pessoas. Deste montante, cerca de 300 mil passaram por Salvador, que registrou mais de cem mil voos no período. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Embratur em parceria com a Polícia Federal e mostram um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Argentina é o principal país de partida dos turistas, no país, o número chega a cerca de 1,7 milhões de visitantes. O país também é maioria em Salvador, que registrou 45 mil chegadas até novembro deste ano. A principal via de acesso dos turistas é aérea, com mais de 3,5 milhões de turistas.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados. “Estamos batendo todos os recordes e novembro é mais uma prova disso, pois já ultrapassamos todo o ano de 2023 no receptivo de turistas internacionais. O Brasil tem se mostrado como um destino atrativo, barato e seguro para esses visitantes que podem desfrutar aqui das belezas, da culinária e da nossa rica cultura”, afirmou.
Quando observado o recorte mensal, novembro de 2024 também se destacou com 560.732 chegadas, um crescimento de 11,2% em comparação ao mesmo mês de 2023. Este é o segundo melhor resultado para novembro na série histórica do país (1989-2024), ficando atrás apenas em 2015, quando mais de 573 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil.
Com informações do Ministério do Turismo e do Observatório de Turismo de Salvador (Foto: Igor Santos/Secom PMS)