A Transalvador prorrogou até 8 de dezembro o prazo para moradores das áreas próximas ao circuito carnavalesco realizarem o cadastro dos veículos e receberem as credenciais em casa. Apesar de o processo ter começado em setembro, apenas 5,2 mil moradores fizeram o registro até agora — cerca de 15% dos pouco mais de 33 mil imóveis aptos. O procedimento é totalmente online, pelo site da Transalvador, na aba Carnaval 2026, onde também é possível verificar se o endereço está inserido em zona de restrição.
A autarquia reforça a importância de concluir o credenciamento dentro do prazo para evitar filas nos postos físicos. Quem já tem cadastro de anos anteriores encontra um processo ainda mais simples: basta acessar o sistema com login e senha e confirmar, substituir ou incluir o veículo. Já quem nunca se cadastrou deverá informar dados do IPTU, CPF/CNPJ e e-mail para receber o código de acesso, além de cadastrar placa e Renavam.
As credenciais serão entregues em domicílio apenas aos moradores que registrarem as placas até 8 de dezembro. Após essa data, será necessário retirar o adesivo nos postos presenciais — que terão locais e datas divulgados posteriormente. O Carnaval 2026 contará, novamente, com 12 subáreas de acesso restrito. Veículos não credenciados ou em subzona incorreta estarão sujeitos a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS


