A histórica sede da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, está passando por restauração de fachada com apoio da Acelen, que também patrocina o 10º Encontro de Mulheres Negras e Quilombolas e a 9ª Feira da Diversidade Quilombola, programados de 20 a 24 de agosto no Quilombo Engenho da Ponte.
Com mais de dois séculos de existência, a Irmandade é considerada patrimônio imaterial da Bahia e um dos mais antigos símbolos de resistência feminina e negra no país, preservando tradições que unem fé, cultura e história.
Ao completar uma década, o Encontro de Mulheres Negras e Quilombolas e a Feira da Diversidade se consolidam como espaços de fortalecimento da identidade quilombola, reunindo debates, oficinas, apresentações musicais, feira de produtos tradicionais e desfile de moda.
“Valorizar patrimônios como a Irmandade da Boa Morte garante que saberes, histórias e identidade cultural das comunidades locais cheguem às futuras gerações”, afirma Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da Acelen. (Foto: divulgação).


