Com entrada gratuita, o evento em novembro terá Calila das Mercês, Yacunã Tuxá, Kátia Borges e outros nomes expressivos das letras
A literatura produzida por mulheres na Bahia vai ser a protagonista da 1ª edição da Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas, a ser realizada de 7 a 9 de novembro, no Goethe-Institut Salvador (ICBA), no Corredor da Vitória. A programação inclui feira de livros, mesas de bate-papo, contação de histórias, oficinas, apresentações, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, além de ações como slam poetry, leitura dramática e Café Literário. A entrada será gratuita.
Estão confirmadas autoras como Calila das Mercês, Yacunã Tuxá, Kátia Borges, Jovina Souza, Lorena Ribeiro e Edma de Góis, que irão compartilhar suas obras e experiências, contribuindo para o diálogo literário e cultural. Em breve, a organização divulgará mais detalhes da programação.
Idealizada pela escritora Clarissa Macedo, a Feira tem como objetivo dar visibilidade às autoras baianas e ampliar o alcance da produção literária feita por mulheres. Um dos eixos do evento é o diálogo com as novas gerações de leitoras e leitores. Para isso, serão realizadas atividades voltadas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio — especialmente da rede pública —, com o intuito de aproximar esse público do universo literário e das autoras locais, ampliando o acesso à formação crítica.
Com apoio do Goethe-Institut, da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Cervantes, a Feira tem origem no pioneiro Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas, realizado durante a pandemia de Covid-19, em 2021, com apoio da Lei Aldir Blanc. A edição foi totalmente online, com rodas de conversa e apresentações artísticas transmitidas pelo YouTube, todas conduzidas por mulheres. A proposta central era criar um espaço legítimo e seguro para que autoras pudessem debater e exercitar suas práticas literárias em um ambiente historicamente marcado pela hegemonia masculina.
Agora em sua primeira edição presencial, a Feira pretende reafirmar seu papel como espaço de celebração, visibilidade e construção coletiva. “Ao reunir autoras, leitoras, educadoras e artistas em um mesmo espaço de escuta, troca e celebração, o evento busca criar pontes entre gerações e linguagens, promovendo um encontro plural e acessível, onde a palavra escrita, falada ou performada se torna ferramenta de transformação e visibilidade”, afirma a escritora Clarissa Macedo.
Serviço:
1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas
Quando: de 7 a 9 de novembro
Onde: Goethe-Institut Salvador (ICBA), no Corredor da Vitória
Quanto: gratuito
Ilustração da ativista e artista visual indígena Yacunã Tuxá
(Tharsila Prates)


