Entre os dias 5 e 16 de fevereiro, a capital baiana recebe a 4 edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico de países lusófonos (que falam português), como Brasil, Portugal e Moçambique. A programação inclui atividades e apresentações de teatro, música, dança, literatura, performances e oficinas, além de palestras on-line. A programação completa pode ser acessada aqui.
O festival promove a cena artística local e celebra a cultura lusófona com atividades no Teatro Sesc Senac Pelourinho, Teatro Sesi Rio Vermelho, Espaço Cultural Alagados, Casa Improviso Salvador, Pelourinho e no perfil do evento no Instagram (@lusoteropolitana), transformando a cidade em um polo de encontro entre as expressões artísticas de países de língua portuguesa e o público.
Com assinatura de Fábio Vidal (Território Sirius), João Guisande (Vixe Cia de Teatro), Maria Clara Mendes e Daniela Chávez (Cia de Teatro Improviso Salvador), o festival dispões de programações gratuitas e com preços populares, em uma política de democratização do acesso à cultura. Os ingressos das apresentações podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla ou no local, no dia da atividade.
“O Festival traz para Salvador uma celebração vibrante de arte, diversidade e encontros. Nesta edição, construímos pontes entre territórios, línguas e identidades em uma festa que valoriza a pluriculturalidade, celebra corpos dissidentes e reforça a potência da arte como expressão de liberdade e conexão”, afirma Daniela.
Entre as atrações musicais, o show “Trinca de Paz” reúne o talento de artistas locais com forte influência africana e em manifestações populares brasileiras para um espetáculo vibrante. N teatro, “Dizcontos”, de Klemente Tsamba, aborda histórias inspiradas em casos de imigração de jovens moçambicanos em busca de seus sonhos na África do Sul.
A programação infanto-juvenil traz “Dandara na Terra dos Palmares”, pelo grupo Arte e Sintonia Companhia de Teatro, explorando narrativas históricas afrocentradas de resistência, e “O Mundo das Minhas Palavras”, apresentado pelo grupo Teatro Viável, levam crianças ao universo mágico da linguagem e da imaginação de forma lúdica e encantadora.
Primeira foto: Alinhavar Bainhas Atlânticas (Crédito: Victoria Nasck)